Blog

Praça no Rio de Janeiro vai ganhar parque temático para cães


Inauguração está prevista para o fim do ano  |  Imagem meramente ilustrativa.

Os cães vão ganhar um espaço especial na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O local, famoso por receber campeonatos internacionais de skate, terá um dog park, administrado pela iniciativa privada, que deve ser inaugurado até o fim do ano. Segundo os idealizadores do projeto, os aparelhos serão feitos com o mesmo material usado na fabricação dos brinquedos da Disney World.

O parque também será aberto para as crianças. Na parte dedicada ao parquinho infantil, haverá brinquedos com formatos que remetem à temática canina — como ossinhos, por exemplo.

O início das intervenções necessárias, ainda sem data definida, será marcado por um evento no qual moradores das redondezas e frequentadores da praça terão acesso a perspectivas da administração que mostrarão como será o dog park.

O empresário Sérgio Arruda, da Golden Paw, responsável pelo projeto, acredita que o parque canino ajudará a movimentar a Praça do Ó, ao criar mais atrativos para as famílias.

“Teremos brinquedos de agility, feitos com fibra de vidro. E haverá uma unidade visual remetendo ao mundo dos cães, inclusive na área kids, que terá brinquedos tradicionais, como escorregadores e balanços”, adianta Arruda.

Para aproveitar bem do espaço, o empresário conta que também foi desenvolvido um aplicativo com foco no público infantil. No universo on-line, o mundo dos cães vai ganhar vida com uma mascote e tarefas a serem cumpridas.

“Pensamos muito em formas de o ambiente ser aproveitado pela família. Desenvolvemos uma espécie de Pokémon Go. Com a nossa mascote, a criança vai percorrer o parque em busca de uma coleira ou um ossinho, por exemplo, que precisam ser recuperados. Assim, vai ganhando pontos”, conta o empresário.

Segundo Arruda, já existem associações de moradores da Zona Sul interessadas em replicar o projeto. Ele explica que o grande número de animais domésticos existentes na Barra da Tijuca foi um dos motivos para a escolha do bairro como o primeiro a receber o dog park.

A localização da Praça do Ó, de frente para a praia e próxima à estação Jardim Oceânico do metrô, também foi levada em conta.

“Nosso projeto foi muito bem estudado. Como não encontramos um dado oficial, fizemos uma estimativa da quantidade de cachorros que vivem na Barra, seguindo o modelo estatístico usado pelo Ministério da Saúde para as campanhas de vacinação. Chegamos a um número entre 75 mil e 79 mil cães”, explica.

O projeto tem marcas do segmento pet como parceiras e passou por aprovação da Fundação Parques e Jardins, responsável pela praça. Todos os equipamentos serão disponibilizados gratuitamente.

 

Redação por Lohrrany Alvim

23/07/2019 – 12h20

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela