Blog

Prefeitura do Rio lança campanha para adoção de animais

As feiras de adoção na cidade foram suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Por: Lohrrany Alvim
09/06/2020 – 07h10
Todos os animais já são castrados, vacinados, microchipados e cadastrados no Registro Geral de Animais (RGA).
O objetivo da campanha é incentivar a adoção de 152 cães e 50 gatos.

 

Você sabia que a pandemia do novo coronavírus provocou queda nas doações de animais no Rio de Janeiro? A Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), localizada em Benfica, Zona Norte da cidade, que luta contra crises financeiras constantes, afirma que cerca de 400 animais já foram abandonados nos portões da ONG nos últimos dias.

Pensando nessa nova realidade, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) do Rio lançou a campanha ‘Adote’. O objetivo é incentivar a adoção de 152 cães e 50 gatos abrigados em duas unidades da pasta. Todos os animais já são castrados, vacinados, microchipados e cadastrados no Registro Geral de Animais (RGA). Entre os bichinhos, há 16 especiais, vítimas de atropelamentos e maus-tratos, que sofreram amputações. E se você ficou interessado, terá uma preocupação a menos: os pets que forem adotados terão direto à assistência veterinária gratuita da Subvisa. Gostou?

A ideia veio após a pandemia de Covid-19 afetar o andamento das feiras de adoção organizadas pela Coordenação de Zoonoses da Vigilância Sanitária, que foram suspensas na cidade. Isso fez aumentar o número de animais que precisam de um lar. Os cães e gatos estão sob os cuidados de duas equipes, localizadas no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz, na Zona Oeste, e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, na Zona Norte.

Para adotar é bem simples e rápido: o interessado precisa ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência diretamente nas unidades de veterinária, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV) fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, no Complexo Zona Norte da Vigilância. Já o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho se encontra no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, no Complexo Zona Oeste.

A ida às unidades para o processo de adoção deve ser agendada pelos e-mails adote.visaijv@gmail.com ou adote.visaccz@gmail.com. E se você se sensibilizou pela situação da Suipa, que contamos lá no começo da matéria, é só ajudar diretamente no endereço da instituição: Av. Dom Hélder Câmara, 1801, Benfica, Zona Norte. O telefone para contato é o (21) 3297-8777.

Veja também: Prefeitura lança projeto para incentivar adoção de animais

 

Por que adotar?

Você sabia que, ao adotar um amiguinho de quatro patas, ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados nas ruas? Imagina a sensação incrível de proporcionar amor, alegria e um lar para um ser que precisa de cuidado e carinho. Com esse ato, você estará salvando uma vida. E se você busca lealdade e companheirismo, adotar um cão ou gato trará isso e muito mais. Esse ato estará mudando a vida do bichinho e, consequentemente, mudando a sua. Não compre, adote!

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela