Blog

Prefeitura do Rio inaugura ‘ônibus castramóvel’ para esterilização gratuita de animais em comunidades

Por: Lohrrany Alvim
16/06/2020 – 16h30
Animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, serão os primeiros a ser atendidos.

 

Ainda faltam alguns meses, mas em 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Adotar um Animal. Para quem não sabe, a data foi criada no ano 2000 e tem como objetivo incentivar a adoção responsável, principalmente de animais de rua e sem raça definida. Em meio ao isolamento social adotado como forma de prevenção ao novo coronavírus, a procura por um amigo de quatro patas cresceu. A confirmação veio através de ONGs de proteção animal de Campinas (SP), que viram a procura aumentar em tempos de pandemia.

Aqui no Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella inaugurou uma unidade móvel de saúde médica veterinária, conhecida como “ônibus castramóvel”. Serão realizadas cirurgias de esterilização em cães e gatos na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico. Uma ótima oportunidade para quem acabou de adotar um bichinho.

Segundo o prefeito, essa ação é fundamental e maravilhosa.

“É muito importante castrar cães e gatos para que possamos ter mais controle e, assim, cuidar melhor. Essa preocupação com os animais é um dom de Deus. É algo relacionado à alma, ao coração, cuidar de seres tão espetaculares da natureza”, afirmou Crivella, que também homenageou os veterinários durante a inauguração da unidade.

A ideia do “ônibus castramóvel” é do vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes. A estimativa é atender cerca de 300 animais em cada região visitada pelo ônibus.

 

Pontos de castração

A primeira data já está definida: dia 22 de junho. A unidade móvel de saúde médica veterinária estará no Mercado Municipal do RJ – CADEG atendendo aos animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

 

Agendamento

Para ter o bichinho agendado, o cidadão deve baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’, disponível no Google Play. Para o cadastro, basta ter em mãos dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do animal. Após esse processo, o sistema disponibiliza as datas e os endereços de circulação do “castramóvel”, tornando possível o agendamento da cirurgia previamente. A medida foi pensada para evitar a aglomeração de pessoas.

De acordo com o cronograma, a unidade vai circular em muitas áreas carentes. Depois do Morro do Tuiuti, o ônibus vai estacionar no Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Vila Kenedy e muito mais.

A Prefeitura estima esterilizar mais de 3 mil animais com essa nova unidade móvel. Para quem não sabe, o Programa Bicho Rio oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, diminuindo a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. A Subsecretaria de Bem Estar Animal conta com cinco unidades de atendimento médico veterinário gratuito no Rio. No ano passado, foram realizadas 21.067 esterilizações em cães e gatos.

 

Endereços

Confira abaixo as outras unidades do programa.

– U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9);

– U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco);

– U.S.M.V. Guaratiba – Fazenda Modelo: Estrada do Mato Alto, 5.620 (ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt);

– U.S.M.V. Manchinha – Campo Grande: Estrada do Tingui, S/N – Praça da Oiticica;

– U.S.M.V. Thor – Bangu: Rua Sidney, altura do nº 97A – Praça Guilherme da Silveira.

Outras informações através do Whatsapp (21) 99399-3968 ou pelas redes sociais @subemoficial.

Veja também: Prefeitura do Rio lança campanha para adoção de animais

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela