Blog

Primeira injeção para tratar esquizofrenia é aprovada pela Anvisa

Com o palmitato de paliperidona trimestral o paciente vai precisar tomar apenas quatro doses anuais para tratar a esquizofrenia

Médicos criam injeção que controla a esquizofrenia
Médicos descobrem injeção que ajuda a controlar esquizofrenia | Foto meramente ilustrativa

 

A medicina está sempre avançando. A nova descoberta dos cientistas é um tratamento com injeções trimestrais para a esquizofrenia. Isso mesmo! Esse novo medicamento foi criado pela Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, e já foi aprovado aqui no Brasil pela Anvisa.

Atualmente quem sofre da doença tem que fazer uso de remédios controlados, mas com o palmitato de paliperidona trimestral o paciente vai precisar tomar apenas quatro doses anuais para tratar a esquizofrenia. Os profissionais da área da saúde esperam que além de controlar os sintomas da doença, ele seja uma boa opção para prevenir as recaídas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Por ser de ação prolongada, a adesão ao tratamento da doença é mais eficaz que a paliperidona mensal injetável. Pesquisas revelam que um dos principais motivos de recaída entre 80% dos esquizofrênicos durante os primeiros cinco anos de tratamento é o fato de que as pessoas acabam, por vezes, esquecendo-se de tomar regularmente ou mensalmente os remédios.

Durante os estudos, os pesquisadores notaram que mais de 90% dos pacientes, que fizeram o novo tratamento com injeções trimestrais, não tiveram recaídas por um ano e meio.

O novo produto foi aprovado para uso em adultos que já tenham feito o tratamento com a injeção mensal de palmitato de paliperidona por pelo menos quatro meses. Vale ressaltar que o medicamento deve ser aplicado por profissionais da saúde habilitados para isto, em hospitais e clínicas.

Alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais, como: inchaço no local onde foi aplicada a injeção, ganho de peso e dores de cabeça. Mas não precisa se assustar! Segundo os desenvolvedores do medicamento, esses efeitos são comuns.

É importante esclarecer que apesar de já ter sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o novo remédio só vai ser disponibilizado para compra após a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos aprovar o valor final do medicamento. Segundo a Janssen, isso deve acontecer nos próximos três meses.

O que é Esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno mental bastante comum. Essa doença afeta cerca de 23 milhões de pessoas no mundo todo. Só aqui no Brasil mais de 2,5 milhões de brasileiros são esquizofrênicos.

Essa doença é caracterizada por alterações no pensamento, o que faz com que quem a pessoa tenha alucinações e delírios, também acarreta mudança na linguagem e no comportamento.

Ainda não se sabe quais são todas as estruturas do cérebro capazes de desenvolver sintomas relacionados à esquizofrenia, mas sabe-se que essa doença é causada por alterações em várias vias neurais.

Os primeiros sinais desse transtorno começam a aparecer geralmente no final da adolescência ou no começo da vida adulta, na faixa etária dos 18 aos 30 anos de idade.

Conforme a doença vai se desenvolvendo, a pessoa começa a abandonar gradativamente as atividades do dia a dia e se isola. O indivíduo fica inquieto e não demonstra os sentimentos esperados diante de fatos felizes ou tristes. Esses surtos significam tanto uma sobrecarga para o paciente quanto para o familiar.

Sinais da esquizofrenia:

-Dificuldade no aprendizado

-Frieza, desinteresse

-Falta de vontade de se comunicar com outras pessoas

– Começa a ouvir vozes que surgem dentro da cabeça

– Achar que está sendo perseguido

Redação por Jenneffer Dutra

17/05/2019 – 15h26

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela