Blog

Projeto “Pão e Leite” ajuda na alimentação de famílias carentes no interior do Mato Grosso


Segundo o programa, mais de 400 famílias foram beneficiadas pelo projeto | Foto Divulgação / Prefeitura de Várzea Grande

Se para muitas famílias o pão e o leite são alimentos nutritivos essenciais nas primeiras horas do dia, para muitas outras é considerado um alimento caro e que não faz parte da alimentação matinal. Essa é uma realidade sentida por centenas de famílias que moram em localidades carentes e que se privam desse alimento diário, investindo os recursos que tem em outros gêneros alimentícios.

Sabendo dessa necessidade, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande resolveu criar o Projeto “Pão e Leite”, e fazer a distribuição desse alimento a famílias de baixa renda, e que mantém em casa crianças, idosos e portadores de necessidades.

A ideia do projeto “Pão e Leite” foi proposta em função da implantação de oficina de panificação, realizado na sede da Administração Regional do Cristo Rei, e que há princípio era para ser mais uma opção de cursos oferecidos pela Rede Pública Municipal. Como o mesmo é focado nas aulas práticas, os alunos aprendem a colocar a mão na massa de forma imediata, na produção de diversos tipos de pães.

Como explica a gerente do projeto ‘Pão e Leite’, Valdete Flores, a oficina de panificação começou a operar em 2017 atendendo 226 famílias. Neste ano foram realizadas a entrega de 30 mil pães e 2 mil litros de leite.

“Reconhecendo a necessidade do projeto resolvemos ampliar a distribuição do alimento para as famílias necessitadas. Ampliamos a nossa capacidade de produção dos pães e fizemos uma triagem dos beneficiários e hoje estamos atendendo 294 famílias”, comentou.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, lembra que o projeto ‘Pão e Leite’, ainda que mantenha o caráter social não é considerado um projeto assistencialista, uma vez que nasceu da necessidade de resolver duas questões eminentes, não haver desperdício da matéria prima, e de fato, beneficiar quem necessita desse produto.

A secretária explica que as famílias cadastradas passam inicialmente por uma avaliação e que só depois que é detectada a real necessidade é que a inscrição é feita para que esta possa receber duas vezes por semana esse mantimento.

Mais que um projeto social

Para a instrutora da oficina de panificação, Gisele Moraes Silva, capacitar famílias para o mercado de trabalho é essencial, porém, dar condições para que outras famílias, em especial as mais carentes, se beneficiem de um produto alimentício traz acima de tudo o conforto para a alma.

“Todas as pessoas que recebem esses alimentos com certeza necessitam desse reforço alimentar. É gratificante fazer parte dessa administração e de poder mudar a história de centenas de famílias, que por um motivo ou outro estão em condições menos favoráveis. O Pão e Leite, vai além de um projeto social e ou empreendedor, vemos como uma corrente do bem, pois conseguimos atender uma necessidade e capacitamos indivíduos para o mercado de trabalho”.

Amanda Souza de Paula, moradora do bairro Jardim das Oliveiras, é uma das beneficiadas do projeto “Pão e Leite”. Para ela é importante participar desse programa porque tem um filho pequeno e que os gêneros alimentícios distribuídos reforçam a nutrição, sendo também uma oportunidade de investir o dinheiro que seria revertido na compra desses produtos, para a compra de outros alimentos necessários ao desenvolvimento da criança.

A dona de casa, Crislaine Regina de Souza, mãe de dois filhos, também compartilha da mesma opinião, informando ainda que para muitas famílias que são beneficiárias, o pão e o leite são considerados alimentos caros e que não fazem parte da alimentação matinal, por isso da importância do programa.

“O ‘Pão e Leite’ tem essa finalidade, dar a essas pessoas a condição de ter um mantimento nutritivo nas primeiras horas da manhã, ou um reforço alimentar podendo ser degustado durante o dia”, destacou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Redação por Fernando Ferreira

26/07/2019 – 17h02

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela