Blog

Projeto social na Ilha do Governador ajuda moradores em situação de rua durante pandemia

O projeto “Caixa do Amor” leva alimentos e itens de higiene para quem mais necessita.

Por: Lohrrany Alvim
02/06/2020 – 15h07
O projeto conta com duas frentes de trabalho: a "caixa solidária" e o "café da manhã do amor".
A iniciativa promove a “caixa solidária” e o “café da manhã do amor”. | Foto: Divulgação

 

Estamos sempre reforçando que a união faz a força e a sua ajuda pode fazer toda a diferença. Atos de solidariedade têm se multiplicado no Brasil e no mundo em meio à pandemia do novo coronavírus. Por aqui, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, não seria diferente. Um projeto está ajudando a alimentar moradores de rua, que muitas vezes não têm acesso a cuidados e serviços básicos.

Trata-se do projeto “Caixa do Amor”. A iniciativa é do casal de namorados Julia Rivero, de 21 anos, e Gabriel Medeiros, de 22. O projeto conta com duas frentes de trabalho: a “caixa solidária” e o “café da manhã do amor”.

Na primeira iniciativa, os jovens tiveram a ideia de deixar uma caixa de plástico presa a uma árvore na Estrada do Galeão, na altura do Calçadão da Portuguesa, próximo ao McDonald’s. O objetivo é despertar a solidariedade de quem passa pelo local e promover a doação de alimentos, produtos de higiene e itens para o combate a Covid-19, como máscaras e álcool em gel, para que pessoas necessitadas possam usufruir. Todos os dias pela manhã, Julia e Gabriel higienizam a caixa e colocam alguns produtos, como biscoitos, água, sabonetes, álcool em gel e máscaras.

Além da “caixa solidária”, o projeto ainda distribui café da manhã a moradores de rua da Região Administrativa da Ilha do Governador. São cerca de 250 dejejuns por semana, que são feitos por meio de doações. O preparo e a entrega são realizados pelo casal e por voluntários. Além de pão, leite e fruta, também são entregues máscaras e álcool em gel para os moradores de rua.

O projeto começou em abril de forma simples e está ganhando força em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Julia Rivero enfatiza a importância do projeto “Caixa do Amor” na vida das pessoas.

“Acredito que a palavra certa para descrever seria esperança. Esperança de que ainda existem pessoas que olham para eles, que se importam se estão bem e se precisam de algo, pessoas que param para ouvir suas dores. É ter, acima de tudo, respeito pelos sentimentos e pelas histórias dos moradores de rua”, afirma a estudante de psicologia.

Com o crescimento do projeto, a intenção do casal é ampliar o número de “caixas solidárias” pela Ilha do Governador. O estudante de administração Gabriel Medeiros também se sente orgulhoso da iniciativa, que leva ajuda a quem mais necessita.

“Eu me sinto feliz demais de poder fazer parte do projeto “Caixa do Amor” porque é uma forma da gente contribuir com a sociedade, principalmente com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade na rua, e que nesse momento, por conta do coronavírus, estão em mais vulnerabilidade ainda. Então, é um sentimento de felicidade poder ajudar, trazer um café da manhã bem gostoso, ver o sorriso no rosto deles, daqueles que tem tão pouco ou quase nada. Poder ver as pessoas contribuindo é gratificante demais, e também as pessoas que precisam pegando na caixa. É um sentimento de felicidade e gratidão por estar contribuindo com a sociedade”, declara o jovem.

 

Ajude você também!

Se você é da região, se interessou pelo projeto e quer ser voluntário, basta preencher o formulário online clicando aqui. Se você planeja ajudar a iniciativa de outra forma, basta acessar a página no Instagram (@projetocaixadoamor) e entrar em contato com os responsáveis. O projeto “Caixa do Amor” aceita qualquer tipo doação, como alimentos, material de higiene e dinheiro.

Veja também: Neto aproveita a quarentena para alfabetizar a avó

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela