Blog

Projeto comunitário ajuda a população da Vila Kennedy a enfrentar a pandemia da Covid-19

Por: Adriano Dias
29/08/2020 – 14h35
Centro Comunitário Irmãos Kennedy atua na melhoria da vida da população. (Foto reprodução Internet)

 

Neste período em que muitas famílias estão atravessando a pandemia de Covid-19 com inúmeras dificuldades financeiras, diversas instituições estão se destacando na assistência aos menos favorecidos. Entre essas, se encontra a instituição filantrópica Centro Comunitário Irmãos Kennedy. Atuando há mais de 50 anos na Zona Oeste do Rio, o tradicional e fundamental espaço de resistência na Vila Kennedy segue realizando ações emergenciais para combater os problemas dos moradores, principalmente a falta de alimentos.

 

De acordo com o Instituto, 600 famílias têm sido assistidas por mês com cestas básicas, distribuição de ovos, kits de higiene e 11.400 quentinhas são distribuídos mensalmente. No entanto, as pessoas que estão na linha de frente do projeto apontam que nem todos estão sendo acolhidos pelo projeto e, com isso, estão localizados em locais minúsculos e em condições insalubres, algo que dificulta ainda mais a contenção do vírus nestes locais. Idealizador do projeto, Jorge Melo destaca os produtos que estão em falta para a assistência.

 

“Faltam instruções, alimento, condições básicas de sobrevivência. Não conseguimos atender toda extensão da comunidade, mas estamos trabalhando para minimizar o problema”, comenta o morador da Vila Kennedy e atuante no projeto desde 2009.

Outros fatores

Os problemas da comunidade não ficam restritos apenas a alimentação. A turma que lidera o Centro Comunitário também destaca a ausência de creches na região. De acordo com Melo, “a instituição por décadas atuou com creche e apoio escolar para as crianças da região, além de gerar emprego na própria comunidade”. Após a reforma, a previsão era de reativar a creche no primeiro semestre de 2020, mas com a chegada da pandemia, o prazo da reabertura foi prorrogado. Melo também destaca que a quantidade atual de creches públicas não atendem o público em geral.

 

O Centro Comunitário segue recebendo doações.  Para fortalecer a iniciativa basta mandar uma mensagem pelo contato: (21) 99606 – 3070 – contato do Jorge Melo. Outra opção é acompanhar a página do Centro Comunitário no Facebook ou no Instagram.

 

Sobre a VK

A Vila Kennedy fica no trecho próximo à Avenida Brasil. Antes, o trecho era chamado de “Avenida das Bandeiras”. O local fica bem distante da região Central da cidade. As casas populares da Vila Kennedy foram erguidas através da Aliança para o Progresso, programa criado pelo então presidente norte-americano John Kennedy. Por isso o nome da vila, que, a princípio, se chamaria Vila Progresso e que acabou por receber seu nome atual como forma de homenagear o presidente falecido em 1963.

Veja também: Projeto social oferece locomoção gratuita a candidatos a vagas de emprego em São Paulo

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela