Blog

Projeto de treinamento digital espera atender mais de 5 milhões de brasileiros até 2023

Inciativa da Microsoft vai oferecer 20 cursos de tecnologia.

Por: Adriano Dias

24/10/2020 – 9h28


A intenção da Microsoft é facilitar a busca por oportunidades no Brasil. (Foto reprodução Internet)

 
Falar hoje de inclusão digital é falar de um importante passo para que mais pessoas possam ser inseridas a um processo de extrema importância, que é o conhecimento. É dar ao indivíduo uma oportunidade de melhorar o seu aprendizado, gerando boas possibilidades de melhoria na sua vida.

Pensando nisso, a Microsoft anunciou no último dia 20, uma série de projetos voltados para o desenvolvimento econômico e à geração de emprego no Brasil. Entre as novas medidas, está a criação de um treinamento digital gratuito para atender mais de 5 milhões de brasileiros até 2023 e a disponibilização de ferramentas de inteligência artificial para buscas no Sistema Nacional de Emprego. Além disso, a empresa afirmou que está expandindo sua infraestrutura de nuvem no País.

O anúncio foi feito durante o evento Microsoft Mais Brasil e, em virtude da pandemia de Covid-19, o evento foi realizado virtualmente.

Durante o evento a presidente da filial brasileira da Microsoft, Tânia Consentino, valorizou a necessidade de uma sociedade inserida no ramo digital. “Precisamos acelerar nossa capacidade de formar profissionais na área de tecnologia, já que existe uma demanda crescente nessa área no Brasil. Isso inclui atrair mais jovens para a área de exatas, especialmente mulheres”, destacou Tânia.

Escola do Trabalhador 4.0

As ferramentas de treinamento digital da Microsoft vão fazer parte da plataforma de ensino remoto desenvolvida pelo Ministério da Economia em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Segundo a empresa, a plataforma vai oferecer mais de 20 tipos de cursos a candidatos de emprego, em áreas que vão desde a alfabetização digital até computação em nuvem e inteligência artificial.

Além disso, a coorporativa destacou que está doando ferramentas de inteligência artificial para o Sistema Nacional de Emprego. A intenção da Microsoft é facilitar a busca por oportunidades no Brasil.

Aliás, as novidades não ficaram restritas a esse projeto: Durante o mesmo evento, a empresa anunciou a expansão da sua infraestrutura de nuvem com uma nova região de datacenter no Rio de Janeiro. Quase 6 anos após a inclusão da primeira região de datacenter na cidade de São Paulo, a empresa confirmou a expansão para a região fluminense. Atualmente, esta nuvem global está presente em 65 regiões.

Projeto ambiental

Outro anúncio realizado pela Microsoft foi o projeto de utilizar inteligência artificial para proteger a floresta amazônica contra os desmatamentos e as queimadas, cuja intenção é associar a tecnologia a indicadores como estradas ilegais abertas em regiões florestais e dados de imagens de satélite, para prever zonas de desmatamento mais prováveis. A iniciativa será implementada durante a próxima estação de seca em 2021.

 

Veja também: Projeto leva internet para dois milhões de pessoas nas comunidades brasileiras

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela