Blog

Projeto ‘Geladeira Solidária’ ajuda no combate à fome nas ruas do Distrito Federal

A boa ação já conta com inúmeras doações destinadas aos moradores de rua

Pessoas próximas de alimentos
Projetos sociais no Brasil ajudam os mais pobres | Foto meramente ilustrativa

 

Uma iniciativa peculiar chama a atenção de quem passa pelo bairro Comercio Residencial Norte, localizado no interior do Distrito Federal. Em frente a uma loja, há uma geladeira com a seguinte mensagem na porta: “compartilhar excedente de alimentos com quem precisa”. Essa novidade chama a atenção dos moradores do local, mais precisamente das pessoas que se encontram morando na rua.

As inseparáveis amigas Elizabete Rodrigues dos Santos, de 41 anos, e Leidiane Germano Nascimento, de 33, conheceram o projeto através de um colega. Ao abrir a geladeira pela primeira vez, elas se surpreenderam com uma vasta variedade de comida para saciar a fome após as árduas horas de trabalho.

“Nós devemos pegar o que precisamos, mas sem deixar de pensar no próximo. É importante lembrarmos que há outros que também precisam. Saber de uma iniciativa como essa, em um feriado tão importante como a Páscoa, me faz ter fé na humanidade. Fez-me ver que ainda há muitas pessoas boas entre nós, que querem ajudar, sem nos julgar”, declara Leidiane, que mora com o marido em um prédio abandonado.

Elizabete afirma que tudo o que foi recolhido por ela e pela amiga, será dividido com a família e outros conhecidos.

“Ganhamos pouco e, para conseguirmos manter as coisas, deixamos de comer para economizar. Hoje, será diferente. Vamos nos alimentar, dividindo com os nossos colegas que estão na mesma situação”.

A Geladeira foi instalada no local no dia de 18 de abril e até o momento, contou com inúmeras doações. O idealizador do projeto ainda não foi localizado. Para que a iniciativa continue dando certo, é importante que os moradores da cidade doem aquilo que não fará falta à mesa e sigam as instruções que estão na porta do eletrodoméstico. São permitidos alimentos embalados e dentro do prazo de validade. E não são permitidos alimentos vencidos, crus ou com embalagens abertas e bebidas alcoólicas.

Boas ações praticadas por pessoas anônimas

Em fevereiro nos Estados Unidos, durante a mais forte onda de frio que assolou o país, o gesto de bondade de uma pessoa que não teve sua identidade revelada surpreendeu a cidade de Chicago. O cidadão ou cidadã pagou estadia de hotel para 70 pessoas em situação de rua. De acordo com a CNN, a boa ação foi descoberta porque o Exército da Salvação estava preparado para receber cerca de 70 pessoas, mas foi notificado de que os serviços não eram necessários, porque alguém já havia cuidado disso e os encaminhado para hotéis.

Redação por Fernando Ferreira

26/04/2019 – 08h01

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela