Blog

Projeto instala torneiras com água potável no Centro do Rio

Por: Lohrrany Alvim
05/09/2020 – 14h36
A ação libera até 500 litros de água por dia. (Foto reprodução internet)

 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o simples ato de lavar as mãos se tornou ainda mais importante. E com o objetivo de facilitar o acesso à água potável, um grupo instalou torneiras em uma parede no Centro do Rio de Janeiro para pessoas em situação de rua e pedestres. As torneiras se encontram no número 17 da Rua Gonçalves Ledo. Cerca de 500 litros d’água são disponibilizados para a população diariamente. A água fornecida no local é paga pelo grupo.

O projeto Água de Beber foi criado com a ajuda de seis amigos que, durante a pandemia de Covid-19, pensaram naqueles que não têm nem o básico: a água potável. Ao G1, integrantes do projeto ressaltaram a importância da iniciativa em tempos de pandemia.

“O projeto surge por uma preocupação anterior e maior em relação à água potável, mas principalmente nesse momento de pandemia por entender que esse problema se agrava com a necessidade não só de beber água, mas também os cuidados com higiene, como tomar banho e lavar as mãos”, afirma Daniel Toledo, de 39 anos.

Segundo Daniel, há falhas na distribuição de água em diversos níveis, indo desde o fornecimento até o saneamento básico. Já a arquiteta Yasmim Pinheiro Assade, de 39 anos, acredita que o projeto saiu do papel por conta da vontade do próprio grupo em ajudar o próximo. Em pouco tempo, as torneiras já foram instaladas no local.

“Foi uma iniciativa que surgiu de uma vontade de agir mais do que esperar. Numa situação tão crítica, a gente não tem mais tempo para esperar e a gente precisa articular mesmo, mesmo que seja no campo civil. Essa foi uma resposta de autonomia que a gente buscou perante essa situação”, ressalta a arquiteta.

Para o projeto, também foram escritas na parede recomendações para o uso, em que pedem para manter o distanciamento de 1,5m de outras pessoas e não encostar na torneira – que é ativada por aproximação. Por se tratar de água potável, o diferencial dessa iniciativa é que, além de lavar as mãos, o usuário pode beber a água fornecida.

 

Expandindo o projeto

Uma das intenções do Água de Beber é incentivar que outras pessoas façam parte desse movimento. Inicialmente focado no Centro do Rio, a ideia do grupo é levar o projeto para outros locais.

“São meses de trabalho e articulação para isso acontecer. O objetivo é conseguir fazer outros pontos, novos pontos com novos parceiros, seja através de apoios diretos, mas também podendo ter campanhas de contribuição da sociedade civil mesmo, podendo se expandir para outros estados, outras cidades, o país inteiro, porque a gente entende que não é um problema local”, conclui Daniel.

Veja também: Projeto comunitário ajuda a população da Vila Kennedy a enfrentar a pandemia da Covid-19

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela