Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Projeto Social busca empregabilidade da paciente com câncer | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Projeto Social busca empregabilidade da paciente com câncer

A ação ajuda mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer a serem introduzidas novamente no mercado de trabalho. 

O mês de outubro é dedicado à prevenção e ao combate contra o câncer de mama, e por isso era imprescindível que as entidades ligadas à causa realizassem ações para ajudar essas guerreiras. A Fundação Laço Rosa tem como principais temas a empregabilidade e o empreendedorismo da paciente com câncer e foram, justamente, estas pautas que motivaram na criação da plataforma “Contratada”.


A iniciativa

O projeto “Contratada” foi elaborado depois que uma paciente oncológica sofreu uma dispensa considerada discriminatória. Segundo a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros, ao pesquisar sobre o caso, a Fundação começou a entender que várias outras pessoas sofriam do mesmo problema.

“Nós fomos estudar para ver como podíamos solucionar o problema e descobrimos um Projeto de Lei que ainda está em tramitação, para garantir a estabilidade do paciente oncológico”, esclarece Marcelle.

Indignada com a situação, a presidente da Fundação resolveu formar um espaço de empreendedorismo que ajuda as mulheres que não conseguem se reinserir no mercado após sofrerem um câncer a gerar renda. A plataforma se destina também a fazer divulgação de vagas em empresas para divulgação de pacientes de câncer.


Fundação Laço Rosa

         Referência no Brasil e no exterior na articulação de políticas públicas e programas de conscientização e apoio relacionados à causa do câncer de mama, a instituição foi criada em 2011. A entidade sem fins lucrativos desenvolve vários projetos, dentre eles está o Banco de Perucas Online, que faz doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia e que já atendeu mais de 6 mil famílias. Outras ações realizadas pela fundação são a Força na Peruca que qualifica profissionais em perucaria; o Aconchego que lê cartas em centros de quimioterapia; e o Fio a Fio, um curso de moda e estilo.


Alerj contra o câncer de mama

Em apoio à causa, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro também recebe iluminação cor-de-rosa em outubro. Além da iluminação especial, a casa promove durante todo o mês a “Campanha Solidariedade + que Rosa”, para receber doações de lenços, toucas e perucas no ‘hall’ de entrada do Palácio Tiradentes, no horário das 10h às 17h. O material arrecadado será entregue a instituições sem fins lucrativos que atuam com mulheres em tratamento de câncer.

Redação por Jhade Marinho

22/04/2019 – 18h37

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela