Blog

Projeto social oferece locomoção gratuita a candidatos a vagas de emprego em São Paulo

Por: Adriano Dias
18/08/2020 – 15h41
O #BikeParaEntrevista tem o objetivo de facilitar o acesso às bicicletas compartilhadas de pessoas que estejam em busca de inserção no mercado de trabalho. (Foto reprodução Internet)

 

Em um cenário em que muitos brasileiros estão na busca por uma oportunidade de entrar (ou reingressar) no mercado de trabalho, uma pesquisa com mais de três mil pessoas identificou que 52% dos candidatos a uma vaga de emprego receberam convites para entrevistas presenciais durante o isolamento social. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 72% utilizaram meios de transportes coletivos como forma de locomoção e 92% afirmaram que não desistiriam de participar de um processo de contratação por ser presencial.

O levantamento foi feito pelo site de vagas de empregos Catho. Diante deste elevado número, a empresa de vagas se juntou a Tembici, que se destaca em micromobilidade no nosso continente, para um projeto que busca garantir transporte individual com modal seguro e gratuito para profissionais que estejam procurando uma nova inserção no mercado de trabalho, neste momento em que o distanciamento social ainda precisa ser praticado.

A iniciativa começou no início deste mês. Chamado de “Bike para Entrevista“, o projeto concede aos cadastrados na plataforma da Catho, que sejam residentes da cidade São Paulo e que tenham entrevistas presenciais agendadas, acesso gratuito às bicicletas do Bike Sampa para realizarem seus deslocamentos. Os candidatos recebem acesso ao plano diário, com duração de 45 minutos por viagem, para ir e vir das entrevistas com as laranjinhas. Para participar, devem se cadastrar no aplicativo ou site do Bike Itaú e inserir o código de desconto que será enviado por e-mail.

Diretora de relacionamento da Tembici, Carolina Rivas classifica como fundamental o fato das empresas se engajarem em ações de apoio à sociedade, neste momento.

“Com a reabertura gradual dos comércios, o mercado começa a se reaquecer e estamos felizes de ajudar na retomada da economia disponibilizando nossas bikes para que as pessoas possam comparecer às entrevistas. Além disso, a bicicleta atualmente é considerada o modal mais seguro para deslocamento e, por isso, reforçamos os processos de higienização dos nossos sistemas para que todos possam utilizar as laranjinhas com ainda mais segurança”, comenta Carolina.

Já o gerente sênior de Marketing da Catho, Ricardo Morais, vê o projeto como um viabilizador de oportunidades a uma parcela dos candidatos que não possuem renda alguma para irem às entrevistas.

“A Catho é reconhecidamente uma empresa que cuida de seus clientes e, neste momento de flexibilização das medidas de isolamento, em que as entrevistas presenciais já acontecem, buscamos com o ‘Bike para Entrevista’ oferecer uma alternativa realista e que vá ao encontro das necessidades dos candidatos e uma delas é  justamente a locomoção segura e gratuita”.

 

Transporte ideal

Além de ser visto como o meio de transporte individual indicado pela Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio e proliferação da Covid-19, a bicicleta é vista como uma das maneiras mais seguras de locomoção para 57% dos que procuram por empregos na capital, segundo levantamento feito pela Catho.

Veja também: Projeto oferece companhia para mulheres e idosas em momentos de lazer no Rio de Janeiro

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela