Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Jovens espanhóis criam pulseira que permite sair de casa respeitando o distanciamento social | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Jovens espanhóis criam pulseira que permite sair de casa respeitando o distanciamento social

A pulseira também avisa se alguém por perto testou positivo para o novo coronavírus.

Por: Lohrrany Alvim
23/06/2020 – 08h27
A pulseira já está sendo utilizada na Espanha em piscinas públicas e povoados.
A pulseira já está sendo utilizada na Espanha em piscinas públicas e povoados.

 

Desde o início da pandemia, diversas iniciativas vêm ocorrendo em vários locais do Brasil e do mundo. São projetos que envolvem a produção de equipamentos de proteção, como máscaras, a arrecadação e distribuição de doações, como cestas básicas e materiais de limpeza, e até equipamentos tecnológicos.

Uma das novidades vem da Espanha. Em Madri, jovens empreendedores desenvolveram uma pulseira que permite sair de casa respeitando o distanciamento social recomendado nas ruas e comércio, na tentativa de manter a normalidade após a pandemia de Covid-19.

De acordo com o site Só Notícia Boa, a pulseira alerta ao usuário a distância segura. Caso alguém se aproxime, o dispositivo lança um aviso no aplicativo de celular e ainda alerta se alguém por perto testou positivo para o novo coronavírus.

“Quando duas pulseiras entram em contato, elas vibram e emitem um som indicando aos portadores que não estão mantendo uma distância segura”, esclarece Jacob Dominguez, co-fundador e chefe de desenvolvimento da Wardoo.

 

Novidade no Brasil

A pulseira já está sendo utilizada na Espanha em piscinas públicas e povoados. Aqui no Brasil, os jovens estão negociando com shoppings e academias. A start-up Wardoo Tech SL utiliza a tecnologia beacon e um aplicativo de celular para calcular o espaço. Todas as funções são realizadas de maneira anônima. Para quem não sabe, beacon é um sistema de proximidade para ambientes fechados. Sendo assim, permite que objetos sejam localizados com uma alta precisão dentro de estabelecimentos.

“Por exemplo, você chega ao shopping e eles te entregam uma pulseira [higienizada] e, ao sair do shopping, você devolve. Assim você poderá guardar a distância de segurança. As pulseiras funcionam sem que haja necessidade de cadastramento de dados pessoais. São anônimas. É só colocar no pulso”, afirma o co-fundador do projeto, Carmelo García.

Um estudo feito pela Universidade de Harvard aponta que o isolamento pode durar até 2022. De acordo com a análise, a forma de evitar o colapso do sistema de saúde pode ser um distanciamento social prolongado ou intermitente. Por isso, a novidade poderia ajudar o retorno de atividades essenciais e de lazer.

“A ideia da pulseira surgiu agora no confinamento com um fim muito claro, solucionar a preocupação social sobre como voltarão os nossos filhos à escola ou como poderemos ir pra o shopping com segurança”, finalizou Carmelo.

O objetivo do projeto é chegar a outras áreas e atividades como lazer, viagens, hospitais, restaurantes e até shows, locais de grande aglomeração. Cada dispositivo deve custar em média R$ 85. Se você se interessou e quer saber outras informações sobre a pulseira que controla o distanciamento social, é só entrar no site da Wardoo.

Veja também: Vacina em forma de spray nasal está sendo desenvolvida em São Paulo

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela