Blog

Rio de Janeiro pode contar com Banco de Ração e Utensílios para Animais

Por: Lohrrany Alvim
20/02/2021 – 12h47
As doações podem vir de qualquer pessoa ou instituição. (Foto reprodução Internet)

 

Quem nunca quis ajudar um animalzinho de rua ou ficou comovido com um cachorrinho ou gatinho com fome? Todos os dias encontramos vários animais de rua necessitando de cuidados. Oferecer afeto e amparo pode ficar mais fácil em breve. Por aqui, um projeto de lei de autoria do deputado Marcelo Dino (PSL) quer criar um Banco de Ração e Utensílios para Animais no Estado do Rio de Janeiro.

 

Objetivo

A ideia é arrecadar alimentos e objetos para que sejam distribuídos aos pets depois. Entre os materiais estão móveis, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsa de transporte, brinquedos, entre outros. As doações podem vir de qualquer pessoa ou instituição e a distribuição será feita tanto pelo Banco de Ração e Utensílios quanto por ONGs.

Um dos objetivos é coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não poderão ser comercializados, mas que ainda possuem tempo hábil para serem consumidos.

“Não é justo que um alimento tenha como destino a lixeira, quando é certo que ainda poderá ser consumido pelo animal abandonado e carente que está em um abrigo e que terá a sua fome sanada”, destaca o deputado Marcelo Dino.

 

Projetos pelo Brasil

Em 2020, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, sancionou a lei que permitiu a criação do programa “Banco de Ração e Utensílios para Animais”. Os moldes são os mesmos que podem ser implementados no Rio de Janeiro. Os itens são doados por cidadãos, empresas, órgãos públicos ou remanejados de apreensões.

A distribuição é gratuita, mas apenas para famílias de baixa renda, organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal ou protetores independentes. De autoria do vereador Eduardo Cury (DEM), o projeto de lei foi criado por conta da necessidade de amparar animais abandonados, principalmente os que estão sob a guarda de ONGs.

Segundo ele, outro objetivo é “coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não poderão ser comercializados, por estar próximo do prazo de validade, mas que ainda possuem tempo hábil para serem consumidos oriundos das prateleiras de estabelecimentos comerciais que não serão encaminhadas ao comércio”.

Quer ajudar?

Enquanto esperamos pela criação do Banco de Ração e Utensílios para Animais aqui no Rio, que tal conferir algumas dicas de como ajudar?

 

1- Ofereça ração para os pets

Os animais abandonados normalmente precisam procurar por comida. Com isso, o bichinho pode comer algo estragado ou até acabarem se machucando na busca pelo alimento. Para evitar que algo aconteça você pode andar com um pouquinho de ração e oferecê-la para os animais que encontrar.

 

2 – Torne sua casa um lar temporário

Caso você não possa adotar um animalzinho, mas quer ajudar de alguma forma, ofereça sua casa como um lar temporário. Para isso, entre em contato com alguma ONG e faça seu cadastro.

3- Faça doações

Muitas ONGs não possuem espaço e nem condições financeiras de cuidar de animais em situação de rua. Por não receberem dinheiro do governo, elas dependem de doações de parceiros. As doações não precisam ser em dinheiro, e você pode optar em ajudar com ração, camas, roupas, coleiras, brinquedos, produtos de higiene, entre outros.

Veja também: Cães são treinados para diagnosticar câncer de mama no Brasil

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela