Blog

Rio de Janeiro recebe prêmio internacional de referência em sustentabilidade

O título mostra o compromisso da cidade com o meio ambiente e com discussões relevantes em nível mundial.

Por: Lohrrany Alvim
28/06/2020 – 13h32
Cidade Maravilhosa também concorre ao prêmio We Love Cities.
Rio de Janeiro venceu o Desafio das Cidades pelo Planeta, na categoria nacional. 

 

Não é à toa que o Rio de Janeiro é conhecido como Cidade Maravilhosa. No Desafio das Cidades pelo Planeta, o Rio de Janeiro venceu na categoria nacional e já concorre a outro prêmio. O título internacional, concedido pela ONG ambientalista WWF, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, tem como metas incentivar e reconhecer esforços de governos locais na busca por um futuro mais sustentável. Na justificativa da organização, o Rio se destacou na qualidade dos dados sobre mudanças climáticas reportados na plataforma pública pela qual os municípios foram avaliados.

De acordo com Paulo Cesar Amêndola, presidente do Instituto Pereira Passos, o prêmio mostra o compromisso da cidade do Rio de Janeiro com o meio ambiente e com discussões relevantes em nível mundial.

“Os governos locais são de extrema importância para o exercício da política comprometida com a cidadania, posto que é na cidade que o cidadão vivência sua existência”, afirmou Paulo.

O Instituto Pereira Passos é responsável por administrar o Sistema de Monitoramento das Mudanças Climáticas, encarregado de realizar a coleta e a análise de dados necessários para implementar ações de enfrentamento à mudança climática no município. Esses dados são repassados para o Carbon Disclosure Project (CDP), organização que avalia as políticas implementadas por diversas cidades e empresas do mundo.

Como falamos no início da matéria, o Rio de Janeiro está concorrendo a outro prêmio, também concedido pela ONG ambientalista WWF, ao participar da campanha We Love Cities. A votação é popular e reconhece os melhores exemplos e ações que buscam uma economia de baixo carbono.

 

Avaliação

Não é fácil vencer o prêmio, que conta com critérios rigorosos. Os dados encaminhados pelas prefeituras são analisados pelo WWF e pela Arup, empresa multinacional que fornece serviços profissionais de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e serviços de consultoria para todos os aspectos do ambiente construído. Após análise, eles escolhem de um a três finalistas por país.

Na etapa final, os escolhidos são avaliados pelo júri de especialistas do Desafio das Cidades pelo Planeta, que faz a seleção dos vencedores nacionais. Este ano, as cidades foram avaliadas pelos esforços alinhados com o Acordo de Paris e com a meta de ficar abaixo de 1,5°C de aquecimento global.

 

Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O prêmio foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). A cidade sediaria uma série de eventos este ano, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, exposições e concursos públicos. Todas as práticas foram adiadas para o período de 18 a 22 de julho de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.

Veja também: Projeto concede desconto no Bondinho do Pão de Açúcar para quem doar sangue no Hemorio

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela