Blog

Um copo de suco de laranja por dia reduz risco de perda de memória

Estudo revela que beber apenas um pequeno copo de sumo de laranja por dia pode reduzir o risco de desenvolver demência em cerca de 50%

Você já tomou seu suco de laranja hoje? | Foto meramente ilustrativa

 

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acompanhou 28 mil homens durante 20 anos e examinou como o seu consumo de fruta e vegetais afetou a função cognitiva. Os indivíduos que beberam um pequeno copo de suco diariamente apresentaram em média uma porcentagem 47% menor de virem a sofrer de problemas de memória e seguir instruções.

Changzheng Yuan, a líder e autora do estudo, disse que o consumo a longo prazo de vegetais, fruta e de suco de laranja pode ser benéfico.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que realizou a pesquisa, questionou os homens – com uma idade média de 51 anos – a cada quatro anos sobre o seu consumo de frutas e vegetais.

O grupo com o maior consumo de vegetais ingeriu cerca de seis porções diárias – sendo uma porção igualando a uma xícara. Já o grupo com o menor consumo comeu apenas duas doses diárias. De modo semelhante à fruta, o grupo principal consumiu cerca de três porções por dia.

Em seguida, os homens foram submetidos a testes de memória e raciocínio quando atingiram os 73 anos. Foi questionado se o grupo recordava ou não de acontecimentos recentes e de itens nas suas listas de compras.

Copo de suco de laranja supera o consumo de frutas

O estudo apurou que no geral, 6,6% dos homens que ingeriam mais vegetais desenvolveram funções cognitivas fracas e não foram bem sucedidos nos testes, enquanto que 7,9% dos homens que comia as menores quantidades apresentavam a menor função cognitiva.

O consumo de fruta não pareceu ter uma grande influência nos problemas cognitivos moderados. Já consumir suco de laranja teve esse efeito positivo.

O estudo, publicado no periódico científico Neurology, revelou que apenas 6,9% dos indivíduos que beberam suco de laranja começaram a ter problemas cognitivos.

Yuan declarou que o papel protetivo associado ao consumo regular de suco de fruta foi sobretudo observado entre os homens mais velhos.

“Tendo em conta que o suco de fruta apresenta geralmente um alto teor de calorias devido à presença de açúcares concentrados da fruta em si, é melhor consumir não mais do que um pequeno copo por dia”, alertou.

Redação por Lohrrany Alvim

18/02/2019 – 14h15

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela