História da Rádio

Geraldo de AquinoGeraldo de Aquino, este seareiro das lides espíritas, foi quem conduziu os processos de aquisição da Rádio Rio de Janeiro e de transformação da mesma em uma emissora espírita de rádio. Geraldo nasceu na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1912. Ainda católico praticante, Geraldo participava do programa “Hora Espiritualista” dirigido por João Pinto de Souza, na antiga PRA-3, Rádio Clube do Rio de Janeiro, em 1937.

Geraldo de Aquino entrou para o Espiritismo em 1939, por causa de fenômenos mediúnicos ocorridos em sua família. Nesse mesmo ano passou a freqüentar a então Liga Espírita do Brasil, atual CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. Logo foi eleito como Primeiro Secretário da Instituição.

Com a desencarnação de João Pinto de Souza, em 1943, Geraldo assumiu a direção daquele programa, que passou a se chamar “Hora Espiritualista João Pinto de Souza”. Foi naquela Emissora que, em 1º de novembro de 1948, ele inaugurou o programa “Meditação e Evocação da Ave-Maria”, que continua ainda hoje, das 18 às 19 horas, diariamente, na Rádio Rio de Janeiro. Este programa de caráter religioso-assistencial deu origem a atual Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, por ele fundada em 06 de janeiro de 1950.

Geraldo de AquinoFoi grande a luta empreendida por Geraldo de Aquino para a aquisição de uma emissora para os espíritas do Brasil, ideal que já era de João Pinto de Souza. Até que em 19 de dezembro de 1970, Geraldo reuniu a Família Espírita na Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, que funcionava à Rua César Zama, 19 – Lins de Vasconcelos, superlotando assim o Auditório Simão Pedro, para que, juntos, os espíritas estudassem a proposta do Dr. Luiz George de Oliveira Bello, até então proprietário da Rádio Rio de Janeiro, para aquisição daquela Emissora.

Com a aprovação unânime de mais de 1.500 pessoas, teve início assim a campanha para a aquisição da emissora dos espíritas, através da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso – FUNTARSO, instituída em 05 de fevereiro de 1971.

Geraldo de Aquino tornou-se, assim, o primeiro Presidente da FUNTARSO / Rádio Rio de Janeiro, até sua desencarnação, em 22 de março de 1984, na cidade do Rio de Janeiro. Sua história de vida verdadeiramente se confunde com a da Emissora da Fraternidade, bem como com a da própria radiodifusão espírita em nosso País.

Veja a história do nascimento da Rádio Rio de Janeiro, a Emissora da Fraternidade!

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela