Plantão Rio Notícias

Biografia Gerson Simões Monteiro

Enviado em 29 de julho de 2020 às 11:08 | Publicado por Equipe Rádio Rio de Janeiro

Aniversário na Terra 29 de julho – Gerson Simões Monteiro
Gerson Simões Monteiro nasceu em 29/07/1936, na cidade do Rio de Janeiro. Conheceu o Espiritismo na juventude quando participava da Mocidade Espírita Dias da Cruz, em Juiz de Fora (MG). Coordenou, desde 1956, o Grupo Espírita Maria de Nazaré no Hospital Santa Maria (Hospital Estadual), que atende aos portadores de tuberculose e outras doenças infecciosas, em Jacarepaguá (RJ).
Iniciou suas atividades no campo da divulgação do Espiritismo proferindo palestras, que se somaram a outras centenas de palestras nos centros espíritas do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, desde sua juventude.
Em 1962 ingressou no Departamento de Assistência ao Presidiário da Instituição Espírita Cooperadoras do Bem “Amelie Boudet”, colaborando, até 1985, como expositor de Doutrina Espírita da Escola “A Caminho da Redenção”, que funcionava no Presídio Milton Dias Moreira, situada na rua Frei Caneca.
Em 1974, em razão de doença coronariana, fez tratamento nas sessões de materialização para assistência aos enfermos, no Grupo Espírita Dias da Cruz, em Caratinga, Minas Gerais. Ficou curado, e em 1984, assumiu o cargo de vice-presidente do Grupo por indicação do médium Chico Xavier, do qual era grande amigo, e, nessa condição, passou a dirigir as reuniões de materialização para assistência aos enfermos, até o final de 1993.
De 1984 a 2003 presidiu a União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (USEERJ), atual Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ).
Participou de diversos programas de TV desde 1973. Esteve presente, no período entre 1998 a 2004, no Programa Ecumênico da TV Globo, de abertura diária da programação, em rede nacional, a convite do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).
Em 1995, participou do 1º Congresso Mundial Espírita promovido pelo Conselho Espírita Internacional e realizado pela Federação Espírita Brasileira, em Brasília. No ano de 1998, participou do 2º Congresso Mundial Espírita, promovido desta vez pela Federação Espírita Portuguesa, em Lisboa, Portugal, onde apresentou o trabalho “A Instituição Espírita no Terceiro Milênio”.
Em 1999, fez parte, também, do 1º Congresso Espírita Brasileiro, em Goiânia, Goiás, como expositor do Seminário “O Movimento Espírita Brasileiro”.
Foi diretor da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso (FUNTARSO), operadora da Rádio Rio de Janeiro, desde 1989, na qual apresentava os programas “Debate na Rio” e “Respondendo aos Ouvintes”, participando também de outros programas.
Trabalhou como relator dos documentos Orientação ao Centro Espírita e Manual de Administração das Instituições Espíritas, publicados pela USEERJ. Na USEERJ, coordenou as ações decisivas para o processo de fusão entre as Instituições dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, isto é, Federação Espírita do Estado da Guanabara e Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, resultando na criação do CEERJ, Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
Gerson Monteiro foi articulista de jornais e revistas desde 1978. Assinava, aos domingos, a Coluna Espírita do Blog do Jornal EXTRA, desde 1998. Foi autor de 14 livros editados por diversas editoras, cujos direitos autorais transferiu para instituições beneficentes.
Profissionalmente, Gerson Simões Monteiro era formado em Economia, tendo trabalhado no Ministério da Educação e no Banco Nacional de Habitação, encerrando a carreira como consultor do Banco Mundial. Foi também professor da Faculdade de Economia da Escola Superior de Administração e Finanças.
Viúvo, teve do seu primeiro casamento, com Janete Mattoso, três filhos, todos já desencarnados, além de uma filha adotiva. Atualmente estava casado, em segundas núpcias, com Maíra Lengruber.
Gerson Monteiro estava exercendo seu terceiro mandato como presidente da FUNTARSO/Rádio Rio de Janeiro, eleito em abril de 2015, tendo sofrido internação hospitalar no dia 30 de abril de 2016. Submetido a um procedimento cirúrgico, ficou vários meses hospitalizado vindo a falecer por complicações pós-cirúrgicas, no dia 07 de dezembro 2016.
Foram 32 anos dedicados à FUNTARSO/Rádio Rio de Janeiro, como conselheiro, diretor, programador e apresentador, em 60 anos de dedicação integral à divulgação do Espiritismo.
Amigo de todas as horas, irmão dedicado aos necessitados, nunca poupou esforços no campo da caridade.
Ao nosso Presidente Gerson Simões Monteiro, a homenagem, num preito de gratidão, dos diretores, funcionários e colaboradores voluntários da FUNTARSO/Rádio Rio de Janeiro.

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela