Plantão Rio Notícias

Cuidados necessários durante as chuvas

Enviado em 04 de março de 2020 às 10:07 | Publicado por Equipe Rádio Rio de Janeiro

“Águas de março fechando o verão”… Todos já ouviram este verso de Tom Jobim. A letra desta música foi composta em 1974, indicando que, há quase meio século atrás, os três primeiros meses do ano já formavam uma temporada de chuvas.

Exatos 46 anos depois os indicadores mostram uma mudança no clima, ligada ao aquecimento global, mostrando que a região sudeste do Brasil está com um novo padrão climático. Chuvas muito fortes, acima de 100 milímetros, estão mais constantes, provocando destruição urbana e causando danos a quem mais precisa. Atualmente cerca de 8 milhões de brasileiros vivem em área de risco, quase 450 mil somente no Rio de Janeiro.

Com o aumento da média de temporais, a sociedade deve estar sempre atenta aos alertas da previsão do tempo para evitar danos. Confira algumas dicas para se proteger em casos de chuva.

Dicas para se proteger durante as chuvas.
Dicas para se proteger durante as chuvas.

 

– Evite sair durante chuvas intensas;

– Não se proteja embaixo de árvores;

– Fique atento aos pontos de alagamento;

– Caso esteja próximo a um local alagado, evite atravessá-lo.

 

Veja mais: Estudantes brasileiros criam sistema que alerta sobre alagamentos

 

Alertas de chuvas

Além de acompanhar os boletins de notícias da Rádio Rio de Janeiro durante a programação diária, há outros meios de obter informação sobre eventuais chuvas. A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro oferece um serviço de alerta através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto contendo o número do CEP para o número 40199. O serviço é totalmente grátis.

A Prefeitura do Rio disponibiliza desde 2011 sirenes de atenção para temporais, que estão presentes em mais de 100 comunidades da cidade que possuem áreas com risco de desabamento. O sistema utiliza três sinais sonoros, sendo o primeiro como um aviso de prevenção, o segundo funciona para a mobilização, ou seja, para os moradores procurarem um local seguro ou um ponto de apoio, e o terceiro e último é acionado quando não há mais riscos para a população local.

Em casos de emergência, entre em contato com os órgãos competentes:

193 – Corpo de Bombeiros

199 – Defesa Civil

 

Redação por: Carlos Eduardo dos Santos

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela