Plantão Rio Notícias

Sarampo: O que é, meios de transmissão, sintomas, formas de prevenção e “Dia D” de vacinação

Enviado em 06 de março de 2020 às 15:41 | Publicado por Equipe Rádio Rio de Janeiro

O único meio de prevenção contra o sarampo é através da vacina.
O único meio de prevenção contra o sarampo é através da vacina.

 

Originária do vírus Measles morbillivirus, o sarampo é uma doença altamente infecciosa, mas que é facilmente prevenida por meio de vacina. Os meios de transmissão são através da fala, tosse, espirro, aproximação ou contato físico com o infectado, que pode atingir até 90% das pessoas ao seu redor caso estejam desprotegidas.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza, mal-estar, podendo aparecer também entre 3 a 5 dias após a infecção manchas vermelhas pelo corpo, o que indica gravidade no quadro clínico.

 

Prevenção contra o sarampo

O único meio de prevenção do sarampo é a vacina, que deve ser tomada em três etapas. A dose zero é aplicada em crianças de 6 meses a menores de 1 ano, funcionando como uma dose extra devido ao aumento dos números de casos confirmados, já a primeira dose são em crianças que completaram 12 meses, e a segunda e ultima dose é dada aos 15 meses de vida.

Adultos que tomaram apenas uma dose até os 29 anos de idade é  necessário completar o ciclo vacinal.  Em casos de não aplicação de nenhuma dose, esquecimento ou perda do cartão, é recomendado para as pessoas que possuem até 29 anos tomarem duas doses, já para quem possui entre 30 e 59 anos apenas uma dose.

A campanha contra o sarampo vai até o dia 13 de Março, tendo neste sábado, 7, como “Dia D” de vacinação em todos os postos de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Para realizar o procedimento de prevenção contra a doença, é necessário apresentar Identidade e CPF.

 

Redação por Carlos Eduardo dos Santos

06/03/2020 – 19h15

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela