Sobre a Fundação

A TRANSFORMAÇÃO MORAL DE SAULO DE TARSO (Gerson Monteiro – Jornal Extra)

Você algum dia decidiu mudar sua vida e se transformou de fato? Com essa decisão, você compreendeu o verdadeiro significado do “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, ensinado por Jesus, e passou a praticar este mandamento? A transformação moral de uma pessoa, baseada na prática desse ensino do Mestre, não depende da religião que ela professe, pois é essa transformação que salva qualquer criatura das sombras do mal e a conduz ao caminho da perfeição espiritual.

Tal transformação moral é a chamada “estrada de Damasco”, local onde ocorreu à modificação de Saulo de Tarso, de implacável perseguidor dos primeiros cristãos a um dos maiores divulgadores do Evangelho de Jesus. A sua conversão ao bem aconteceu em pleno deserto, quando se dirigia a Damasco, para prender Ananias, líder do Cristianismo naquela cidade. Nesta ocasião, o Cristo, nimbado de luz, vem ao seu encontro e, em dulcíssima voz, lhe diz: “Saulo!… Saulo!… por que me persegues?”. E Saulo indaga: “Quem sois vós, senhor?”. “Eu sou Jesus”, responde-lhe a visão. Sob forte emoção e lágrimas, Saulo ouve Jesus dizer-lhe, com paternal carinho: “Não recalcitres contra os aguilhões”.

Saulo compreendeu e perguntou-Lhe: “Senhor, que queres que eu faça?” E Jesus respondeu: “Levanta-te, Saulo! Entra na cidade e lá te será dito o que te convém fazer!”. Saulo sentiu-se mergulhado em sombra. Estava cego. E instalado numa hospedaria em Damasco, foi procurado por Ananias por determinação de Jesus, e pondo as mãos nos olhos de Saulo, restituiu-lhe a visão. Curado, Saulo, tomando o nome de Paulo, negou a si mesmo, arrependeu-se, tomou a sua cruz e seguiu o Cristo até o fim de sua vida.

Pelo visto, por mais errados que sejamos, podemos fazer nossa transformação moral, utilizando o poder da vontade em sintonia com a mensagem do Evangelho e do próprio Mestre Jesus. Este assunto abordei no livro de minha autoria O Que Ensina o Espiritismo, disponível na livraria do CEERJ, rua dos Inválidos, 182, tel.: 2224-1244 .

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

> Voltar

© Copyright 2015 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela